Mensagem Acionada é aquela cujo acionamento se dá automaticamente quando da ocorrência de um evento para um grupo de pessoas escolhido segundo critérios já predefinidos.
O conjunto de opções possíveis envolve comportamento de inscritos, situação cadastral, etc. especificados a seguir.
O processo de criação deste tipo de disparo é o mesmo que o de Newsletter, portanto os vídeos de criação de Newsletter podem ser amplamente aproveitados, abaixo:
A única configuração diferente do processo de criação de Newsletter é na etapa 4 (Configurações de entrega), com opções aplicadas a todo público escolhido na etapa 3 (seleção de público alvo), conforme abaixo:
Na condição de tempo, escolha um campo personalizado de cadastro do tipo data, data esta a ser usada como parâmetro para o disparo acionado x unidades de tempo (minuto, hora, dia, semana, mês) antes ou depois da data presente no campo cadastral.
Na condição de chamada API, o disparo é acionado por algum recurso externo, algum software, aplicação, sistema, etc. que realiza uma chamada API para a ExpertSender e solicita o acionamento de uma mensagem. Isso é configurado por um desenvolvedor que cria a integração entre ambos os sistemas através da documentação de API.
Com a regra de alteração de valor em campo cadastral, a mensagem é acionada para todos aqueles selecionados como público alvo na etapa 3 de criação que passarem pela atualização cadastral escolhida por você (campo e valor). Os tipos de eventos possíveis são estes:
Na condição de abertura, selecione uma mensagem específica, seja ela de qual tipo for (Newsletter, Transacional, Recorrente, Teste, etc.), ou não especifique uma, deixando a configuração aplicável pra qualquer mensagem que seja, além de informar, para o público alvo selecionado na etapa 3, quando, após a abertura de mensagem, deverá ocorrer um acionamento de uma nova, indicando um valor nas seguintes unidades possíveis: minuto, hora, dia, semana, mês.
Na condição de clique, selecione uma mensagem específica, seja ela de qual tipo for (Newsletter, Transacional, Recorrente, Teste, etc.), e um link da mesma, ou não especifique uma mensagem ou link em particular, deixando a configuração aplicável pra qualquer mensagem ou link que seja, além de informar, para o público alvo selecionado na etapa 3, quando, após o clique em mensagem, deverá ocorrer um acionamento de uma nova, indicando um valor nas seguintes unidades possíveis: minuto, hora, dia, semana, mês.
Na condição de link marcado com tag, selecione uma tag específica usada em link, além de informar, para o público alvo selecionado na etapa 3, quando, após clique em links com tal tag, deverá ocorrer um acionamento de uma nova mensagem, indicando um valor nas seguintes unidades possíveis: minuto, hora, dia, semana, mês.
Esta opção permite programar o acionamento automático de mensagem de aniversário para todas as pessoas selecionadas como público alvo na etapa 3, onde o disparo ocorre quando ocorrer a coincidência entre o valor dentro do campo cadastral de data de nascimento das pessoas com o dia corrente. O disparo é realizado no horário escolhido, e você pode optar por enviar no dia do aniversário, ou em qualquer quantidade de dias, semanas ou meses, antes ou depois, do dia de aniversário. Além do mais, há também a opção de acionar uma mensagem recorrentemente para um dado dia do mês, nos mesmos moldes de envio de aniversário.
A opção objetivo trabalha com o chamado Objetivo de Conversão, que quando alcançado, aciona um disparo automaticamente. Objetivo de Conversão é um recurso de rastreamento de acesso à páginas de internet, para saber quais destinatários de campanha alcançaram páginas específicas de internet (possivelmente uma página do site de sua empresa), similar ao Google Analytics, podendo adicionalmente associar um valor à pagina acessada e ter este como referência de haver cumprido um objetivo ou não. O recurso é explicado em mais detalhes no treinamento de segmentação.