Tabelas da Dados

Tabelas de Dados são armazenamentos de cadastros mais avançados dentro da plataforma, em comparação a Listas de Assinantes que seriam os armazenamentos mais simples. Trata-se de tabelas de bancos de dados em sim, e com a possibilidade do uso dessa tecnologia para gerenciamento de seus cadastros. Obviamente, bancos de dados são do domínio do pessoal de TI, administradores de bancos e desenvolvedores de software, o que possa trazer alguma limitação de conhecimento para o uso mais amplo deste recurso às pessoas de Marketing. Contudo, ele está disponível para armazenamento e consulta a dados mais avançados, incluindo o uso de linguagem SQL, e a boa notícia é que nós da ExpertSender damos total suporte aos clientes que querem ou precisam desse tipo de armazenamento, onde muitas vezes criamos já toda a estrutura necessária para os clientes apenas fazerem uso e desfrutar de seus benefícios.

É o recurso de armazenamento comumente utilizado por aqueles que realizam integrações com outros sistemas, a exemplo de plataformas de e-commerce (ex: Vtex, Magento, Shopify, Tray, etc.), onde o objetivo dessas tabelas é armazenar uma cópia dos dados presentes do lado do e-commerce, mantendo exatamente o mesmo formato em que se encontram lá na origem, ou seja, na forma de tabelas de banco de dados. Normalmente a ExpertSender fornece uma integração entre ambos os lados, através do qual criamos tabelas de dados para os clientes e uma rotina de replicação de dados do e-commerce para a ExpertSender. Uma vez com os dados do comércio eletrônico dentro da ExpertSender, estes poderão ser acessados via segmentação para então criar público alvo de disparo para novas campanhas, com dados vindos do e-commerce (ex: criar um público pra disparo somente com clientes que compraram um determinado produto X nos últimos 30 dias, gastando acima de R$100,00).

Levando em conta que este recurso é mais avançado, recomendo antes deste treinamento, os seguintes:

O que não for possível atingir via segmentação apenas, se torna possível através de modelos de consulta SQL, indo então ao mais avançado, trabalhando com múltiplas tabelas de dados simultaneamente em consultas. Tal recurso não foi abordado neste treinamento para mostrar primeiramente a possibilidade de trabalhar com tabelas sem SQL, e também, para simplificar a quantidade de informação avançada passada de uma vez só a vocês.